Catafesta
Descrição

Serra Gaúcha. Histórias de trabalho e superação.

A Serra Gaúcha é uma terra que guarda histórias de muito trabalho e de superação. Augusto Catafesta, neto de imigrantes italianos, chega ao município de São Marcos em 1943, trazendo a arte do plantio da uva e da produção do vinho. Nos anos 50 e início dos anos 60, inicia com seus filhos a concretização de um sonho, cultivando o vinhedo da família, localizado na Linha Rosita, a 10km do centro da cidade.

Em 1963, é criada a cantina Augusto Catafesta e Filhos, com a construção de um pavilhão para a produção e o engarrafamento de vinhos de mesa para atender o mercado do centro do país. Em 1998, inicia o plantio de uvas viníferas nas variedades Cabernet Sauvignon e Merlot. Atualmente, também é cultivada a variedade Ancellotta.

Além da produção própria, a empresa recebe uvas de cerca de 180 famílias de agricultores da Serra Gaúcha, dos Campos de Cima da Serra e do Vale dos Vinhedos. Conta com uma área de 6 mil metros quadrados onde podem ser armazenados até 13 milhões de litros, com uma média anual de vendas de 8 milhões de litros de sucos e vinhos. 

A Catafesta Indústria de Vinhos Ltda está entre os maiores produtores da Serra Gaúcha e vem produzindo vinhos finos, vinhos de mesa, espumantes e sucos com alto padrão de qualidade.